All for Joomla All for Webmasters
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br

Como lidar com 2018! Panorama do treinamento segundo pesquisa ABTD.

A pesquisa apresentada pela ABTD “Panorama do treinamento no Brasil 2017 – 2018” apresenta alguns número importantes, principalmente no que tange a estratégia aplicada ao esforços de T&D.

Destes, alguns números que chamam atenção:

Cada profissional de T&D tem gerenciado, em média, 770 colaboradores, o que significa quase o dobro de colaboradores gerenciados em 2014.
Há aqui um aumento de volume e escala de trabalho, o que leva a uma postura bastante operacional, negligenciando a estratégia da área de T&D e seus reais objetivos. Como dito na pesquisa: “A recomendação é: prepare-se para ter ganho de escala no seu trabalho e mantenha seu foco em questões estratégicas”.

Ainda, encontramos que 61% dos gastos com T&D estão voltados ao Treinamento Formal e 26% treinamentos no ambiente de trabalho. Contudo, aqui trata-se do gasto e não da carga horária.

Um outro dado que encontramos é que houve um aumento de 67% no uso de metodologias mistas – que mesclam o presencial com o EAD, tendo ainda um aumento de 9% na utilização de treinamentos no local de trabalho.

Para nós da Kuratore, parece que há uma sistemática evolução nas atividades de T&D no Brasil, principalmente no que tange a consciência da alta liderança sobre a necessidade de se preparar os colaboradores de forma constante, pois a educação tradicional e a experiência por si só não mais são diferenciais para que as empresas consigam sobreviver em um ambiente de mudanças cada vez mais rápidas, imprevisíveis e ambíguas. Saber aprender constantemente, desaprender e reaprender, parafraseando Alvin Toffler, futurista falecido em junho de 2016, é a capacidade central para manter viva as empresas e as pessoas no mundo atual e futuro.

Então, como lidar com isso?

Ao longo dos últimos 5 anos, venho estudando e aplicando uma série de atividades para melhor entender como lidar com um contexto assim. Parte de meus esforços está em entender o como fazer isso, por isso tenho experimentado diferentes caminhos, desde a micro-aprendizagem, games, imersões e aplicações formais como palestras e workshops. Parte de meus esforços também é trazer para o Brasil ferramentas inovadoras e capazes de atender as demandas de nosso dia a dia em T&D. Por isso desde 2012 a getAbstract é parte de nosso portfólio, bem como consultores especializados em suas áreas e uma constante busca por novas ferramentas.

Em 2018, como foco em ajudar nossos clientes de forma estratégica, a Kuratore tem dois pontos focais:

1) A Metodologia dos 4 elementos para a construção de Experiências de Aprendizagem. Mais sobre este tema em nosso e-book: http://kuratore.com.br/e-book-do-excesso-ao-essencial/

2) A plataforma Degreed.
Uma das maiores dificuldade que percebemos nos esforços de nossos clientes é conseguir consolidar sua Experiência On-Line em um único ambiente, que seja capaz de, além de reunir as mais diferentes plataformas e conteúdos promover uma experiência personalizada para seus colaboradores. A Degreed faz isso. Com um ambiente amigável e algoritmos capazes de ler o comportamento de consumo de conhecimento de cada colaborador, cria uma experiência concentrada e única de aprendizagem on-line, permitindo atividades incríveis e simples. Imagine que todo seu conteúdo pode ser concentrado em um único lugar, que se atualiza automaticamente, “puxando” de deferentes fontes, inclusive do Google, do seu LMS, de sua biblioteca getAbstract, CrossKnowledge, Harvard Manage Mentor, Youtube, Coursera (MOOCS) e muito mais, os conteúdos mais relevantes para cada colaborador, de forma individual e personalizada. É o futuro da curadoria!!!

Entre em contato conosco sobre como podemos lhe ajudar em 2018, contato@kuratore.com.br

Abraço,

Tiago Petreca.
Diretor e Curador Chefe da Kuratore.

Deixe um comentário