All for Joomla All for Webmasters
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br

Gestão Ágil. Introduza esse tema em sua liderança! Agora.

Você sabe por que a Gestão Ágil (Agile Management) está rapidamente se tornando uma importante estratégia em muitas organizações?

O principal motivo é que é cada vez mais difícil prever e planejar o futuro, a maneira como você resolveu determinado problema ontem, pode não funcionar amanhã. Você deve desenvolver a capacidade de responder de forma mais eficaz diante do inesperado. Você e sua organização devem ser ágeis.

Mas afinal o que é Gestão Ágil ou Agile Management? A abordagem AGILE usa equipes para trabalhar através de um processo projetado para responder à imprevisibilidade. Ele enfatiza a inovação colaborativa e exige o envolvimento do cliente enquanto o produto ou serviço está sendo desenvolvido.

Tendo iniciado o desenvolvimento de TI e Software, a mudança da Gestão Ágil está acontecendo em TODOS os níveis em algumas das organizações mais inovadoras e de sucesso da atualidade, como a IBM e a GE.

Quais são os benefícios da Gestão Ágil? As vantagens são inúmeras e promissoras:

    • Comprometer-se primeiro com o cliente;
    • Reduzir a necessidade de planejamento e previsão – as mudanças são permitidas e encorajadas;
    • Estreitar os vínculos entre o colaborador e o local de trabalho, assim como entre os membros da equipe;
    • Maior flexibilidade das equipes faz com que se aprofundem nas tarefas, avaliem as informações conhecidas ou “dados adquiridos” e criem soluções ideais;

Todos devem ser capazes de assumir papéis de liderança conforme as situações exijam.

Segundo Pamela Meyer, autora do livro Respostas Ágeis, nesse tipo de gestão, a aprendizagem deve impulsionar o desempenho, incluindo um maior envolvimento dos colaboradores e clientes e o aumento dos lucros. A aprendizagem também consolida os laços internos e a confiança entre os colegas de trabalho. A aprendizagem formal deve estar combinada com o trabalho para tornar as aulas em sala e on-the-job mais relevantes. A “expansão das experiências” estimula a multifuncionalidade. Crie programas de treinamento, da mesma forma que abordam o desenvolvimento dos seus produtos: subdivida-os em partes menores. As pessoas devem sair das suas cadeiras, assumir riscos e refletir sobre o que estão aprendendo.

Quer saber mais como esse tipo de gestão está sendo incorporado às empresas? Leia esse artigo sobre a IBM e Agile Management.

 

Veja também fontes relevantes sobre esse assunto na Biblioteca da getAbstract:

Deixe um comentário