All for Joomla All for Webmasters
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br

O curador como peça chave para aprendizagem corporativa

O CBTD deste ano foi arrasador. Com um tema potente, PROPÓSITO, grandes nomes de nosso mercado (e de nossa sociedade, como Sri Prem Baba) abordaram este conceito de diferentes formas. Por estar tanto em moda, o cuidado que temos que ter ao nos depararmos com este tema tão importante é não vulgarizá-lo, isso é, não ficarmos apenas no corriqueiro, no superficial, na teoria.

Tive a oportunidade de contribuir com uma palestra neste grandioso evento, o maior da América Latina. A proposta que levei tem um propósito ousado: Provocar Reflexões Transformadoras e para isso escolhi um tema que estudo e aplico há mais de 5 anos, a CURADORIA. O que é mais bacana disso, é que não se trata de uma profissão, de uma função ou de uma visita ao ambulatória da empresa. É muito mais do que isso, é uma forma de viver, é um verdadeiro modelo mental, por isso o tema que escolhi para este palestra, que teve casa cheia, foi “Do Excesso ao Essencial.”

Em suma vivemos em um mundo MUVUCADO, isso mesmo, MUNDO VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) isso provavelmente você já sabe. A sacada na verdade está em observar, de forma abrangente, algumas das implicações de estarmos mergulhados neste contexto. Duas delas me chamam a atenção e quero partilhar com você!

O primeiro deles diz respeito ao excesso de opções que temos, seja para comer, para se divertir, para vestir, até mesmo para encontrar um novo amor. Em meio a este volume incrível de opções e informações temos uma tendência forte de nos DISPERSARMOS, perdemos nosso foco, deixarmos de lado o que de fato importa. Quando menos esperamos percebemos que uma longa estrada foi trilhada e pouco nela construímos conscientemente. Ficamos tarefando o tempo todo, labutando, somente fazendo, sem propósito.

O segundo trata-se da pressão que sofremos devido ao volume de entregas que temos que fazer: malhar, comer bem, fazer reuniões, bater metas, escrever relatório, atender fornecedores (alguns são muito bons), responder a demanda da chefia (e para os sortudos, contribuir com a liderança), sermos pais, marido, esposa e ainda estudar e nos divertir. Ufa! Tem muito mesmo a fazer e isso nos leva a um dos grandes males de nossa época: A Crença de que somos MULTITAREFAS! Mas, infelizmente não somos, no máximo o que fazemos (alguns fazem bem) é Task Switching, ou seja “Troca de tarefas.”

Uma das melhores formas de lidarmos com isso é exercitar e aprimorar nossa habilidade de tomada de decisão e para isso temos que ter nossa bússola bem ajustada. Qual é bússola? O propósito, esse norte que nos ajuda a cada momento decidirmos que caminhos vamos tomar.

No que tange o modelo mental de um curador, ou seja aquele que busca sempre o essencial em tudo que faz, elaborei uma metodologia, que serve tanto para nossa vida particular, como principalmente para nós que desenvolvemos experiências de aprendizagem.

Os 4 elementos essenciais da aprendizagem para resultados sustentáveis nos ajuda a focar no que é importante na hora de pensarmos a educação corporativa e a nossa educação particular. Sei que existem muitas variáveis, até mesmo por isso acabamos nos perdendo neste caminho, não é verdade? Por isso esta metodologia traz 4 pilares específicos que consideram o conteúdo, a metodologia, a fluidez e o engajamento. Por falar em engajamento, penso que minha melhor contribuição vem justamente neste quesito, confira!

Se você se interessou em aprender mais sobre este tema, sugiro a leitura deste pequeno e-book, onde a visão do Excesso ao Essencial e os 4 elementos são trabalhados com melhor profundidade.

http://kuratore.com.br/e-book-do-excesso-ao-essencial/

Desejo que você siga seu caminho, de propósito!

Grande abraço,

Tiago Petreca.
Diretor e Curador Chefe da Kuratore.

Deixe um comentário