All for Joomla All for Webmasters
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br
(11) 99909 - 5244   contato@kuratore.com.br

Queremos líderes autênticos!

As organizações procuram cada vez mais indivíduos para serem líderes autênticos, mas que definição de autenticidade se aplica? Queremos líderes autênticos! Mas o que torna um líder autêntico?

Na realidade, são tantas definições sobre o que é realmente autenticidade que ficamos sem parâmetros.

Para muitos profissionais, o caminho da liderança começa com um período de autoquestionamento, eles não tem certeza se possuem as habilidades necessárias para serem bons líderes ou se conseguirão lidar com a exposição constante. Perante estas e muitas outras incertezas, os líderes naturalmente buscam modelos de sucesso que possam seguir como exemplos, mas o que fazer para se tornar um líder autêntico e não simplesmente seguir as habilidades e estilos de liderança de líderes já bem sucedidos?

Há quem diga que para entender a essência dos grandes líderes, você só precisa descobrir o que motiva seus seguidores.

Talvez a maneira mais importante de descobrir a autenticidade é compreender os próprios valores e propósitos, assim como os dos seus seguidores. Precisamos compreender uns ao outros e inspirar uns aos outros a fazer mais e melhor. Isso é empatia. Autenticidade e empatia precisam necessariamente andar juntas. A empatia faz um líder considerar o que funciona melhor para todos, conectando-se aos outros.

É evidente que a cultura da empresa e sua estratégia direcionam e muito para onde seus líderes vão caminhar e se desenvolver. Se uma empresa não valoriza a inovação, não tolera o erro e não deixa seus líderes confiantes para tomarem decisões, não existe espaço para que eles sejam autênticos. Se o contexto não der o suporte necessário, não haverá espontaneidade.

Se pudermos escolher a melhor definição para se tornar um líder autêntico em apenas uma frase, esta seria: Seja Verdadeiro! Não só com as pessoas que o seguem ou lidera, mas com você mesmo! Se você fingir ser o que não é, ninguém o seguirá. A capacidade das pessoas para detectar a falta de sinceridade é muito eficaz. Se for verdadeiro, você mesmo irá refletir sobre as habilidades e competências que um bom líder deve ter e avaliar quais você precisa aprimorar para evoluir, não só como líder, mas também como pessoa.

Somente pessoas autênticas são humildes o bastante para perceberem seus erros e falhas com o objetivo de ser uma pessoa melhor. E buscam melhorar sempre!

E você? Na sua opinião, o que torna um líder autêntico?

Deixe um comentário